Quanto tempo do seu dia você passa nas redes sociais? Bastante, não é? E adivinhe qual é o primeiro lugar que o seu possível cliente vai lhe procurar primeiro? Isso mesmo, nos buscadores e nas redes sociais.

Instagram, Youtube, Facebook e blogs tornaram-se referência na hora de pesquisar sobre qualquer empresa. Sendo assim, são fortes influenciadores na hora do cliente decidir comprar um produto ou serviço.

Porém, é válido ressaltar que não adianta investir em redes onde o seu público não irá lhe procurar. Economize tempo e trabalho, seja objetivo. Por isso, é tão importante decidir qual seu público-alvo.

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Por que o marketing de conteúdo é tão importante para minha empresa?

Como mostramos no post anterior, para expandir sua rede de clientes e gerar engajamento com o público, é necessário investir em marketing de conteúdo. Lembrando que ele deve ser interativo, de qualidade e relevante.

 

Quais as redes sociais que minha empresa deve apostar?

Depois que você definir o seu público-alvo, o próximo passo é: decidir em quais redes sociais sua empresa deve estar presente.

Aqui, vamos mostrar as mais eficientes e que têm ganhado destaque em relação às buscas de massa e apresentam maior poder de influência sobre o público.

 

Acompanhe e descubra quais são as melhores redes sociais para sua empresa apostar.

 

Facebook

 

Uma das principais redes sociais, o Facebook é uma ótima ferramenta para gerar negócios. Acredite, ele vai muito além de apenas compartilhar momentos.

Primeiramente, vamos apontar as principais características de uma fanpage de sucesso. As dúvidas mais frequentes são: como engajar público e tornar pessoas fãs do conteúdo gerado.

 

Quer descobrir como? Então, acompanhe a sequência de informações que preparamos para você:

 

Um erro muito comum é pensar que uma página de sucesso é aquela que tem milhões de fãs. Existem várias páginas com grande número de curtidas, porém, sem interação nenhuma por parte do público.

Para ter sucesso, as publicações devem ter curtidas, comentários e compartilhamentos. Parece óbvio, não é mesmo? Mas, ainda existem empresas que não sabem a importância desses fatores.

Com isso, percebemos que o público que está neste canal é irrelevante, que não está engajado com o conteúdo que a página oferece.

Uma fanpage bem sucedida é aquela que atinge o público certo, mesmo que não seja grande. Nesse caso, a qualidade é muito mais importante que a quantidade. Ou seja, é melhor ter 10 mil fãs que interajam com o conteúdo oferecido, do que 100 mil fãs que, se quer, acompanham as publicações.

O Facebook limita em percentual, o alcance de cada publicação na página. Se o conteúdo for relevante, o alcance orgânico (que não é pago) pode chegar a 8% do público. Se o conteúdo não apresentar nenhum atrativo e não for de qualidade, o alcance possivelmente não chegará a 1%.

 

Conteúdo de qualidade

O primeiro item a ser levado em consideração é a qualidade da informação. Ela deve ser relevante para seu público, oferecer algum benefício ou auxílio.

As publicações podem ser feitas em fotos, vídeos, carrossel, gif’s, entre outros.

Atualmente, o conteúdo em vídeo vem ganhando destaque e alcance maior do que publicações que contenham imagens. Isso se dá pelo fato do Facebook estar com seu algoritmo voltado para vídeos.

As postagens com imagens não deixam de ser interessantes, mas devem seguir alguns critérios.

É de suma importância que a empresa mantenha um contato próximo com o público, respondendo mensagens e comentários. Assim, ele avaliará a marca positivamente.

 

Informações da empresa

Ao criar uma fanpage, jamais se esqueça das informações básicas a respeito da sua empresa. Quando o público procurar essas informações, ele provavelmente irá querer saber onde a empresa se localiza, contato, site, horário de atendimento e uma breve descrição sobre o serviço ou produto oferecido.

 

Instagram

 

O Instagram pode ser um ótimo instrumento de marketing. Basta saber usar a rede social de forma correta para fortalecer a marca e promover a fidelidade do cliente.

Abuse da criatividade e use sempre fotos originais do seu produto ou serviço. Cuidado para não “cansar” o público, por isso a criatividade é fundamental.

Os “concursos” também são um jeito divertido de interagir com os clientes em potencial.  Peça para seus seguidores tirarem fotos usando seu produto ou serviço, escolha a melhor e entregue algum tipo de prêmio (relacionado ao seu produto, de preferência). As opções de interação podem ser variadas, basta usar a imaginação.

Outra dica interessante é postar fotos dos “bastidores” da sua empresa, isso gera uma certa curiosidade nos seguidores e permite que eles se sintam mais próximos e confiantes para efetuar uma compra.

 

E-mail Marketing e Newsletter

O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre cliente e loja virtual como para aumentar as conversões.

Quando sua mensagem chega na caixa de entrada do cliente, ele lembra que a sua loja existe.

Uma das vantagens do e-mail marketing é poder medir o resultado da campanha, avaliando quantas pessoas abriram o e-mail, quantas pessoas clicaram nele e quantas pessoas chegaram no site através do e-mail, e quantas compraram.

O e-mail marketing de sucesso é aquele diferenciado do spam, portanto, não envie e-mails sem autorização do destinatário.

Spam é empurrar algo que as pessoas não querem, se alguém não se cadastrar para receber seus e-mails, não é correto enviar para esse contato.

Quem não se cadastra, é porque não quer receber informativos ou ofertas. O correto é disparar e-mail marketing efetivo, para usuários e clientes que querem receber o seu conteúdo.

Outro mecanismo eficiente é o disparo de newsletter, que é um boletim periódico, enviado aos clientes ou assinantes do site, através do e-mail.

O objetivo é manter o nome da empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o site como destino final.

Outro ponto de destaque é que para o cliente clicar na newsletter, ele precisa ver algo chamativo, que realmente seja interessante. Podem ser dicas sobre como usar um determinado produto, ou até mesmo, notícias do mercado referente ao produto.

É preciso lembrar que conteúdos diários geram desgaste rapidamente. Recomendamos o envio de newsletter com frequência semanal, quinzenal ou até mesmo mensal.

 

Blog

Atenção para essa ferramenta!

Cada vez mais, os blogs têm se destacado quando o assunto é marketing de conteúdo. Os usuários buscam estar cada vez mais informados sobre diversos assuntos e, por essa razão, se sai melhor quem consegue conquistar sua atenção.

Produzir bons conteúdos atrai mais pessoas e faz com que elas conheçam mais sobre a loja virtual.

O blog para o e-commerce pode ser uma excelente ferramenta de vendas, desde que aborde conteúdos relevantes de maneira adequada, para que a empresa se torne, cada vez mais, referência no segmento.

Através disso, as chances de pessoas migrarem do conteúdo para a compra dos produtos na loja virtual, se tornam maiores.

Um dos objetivos do blog é transformar-se em uma fonte de informações mais aprofundadas sobre o ramo de atuação da loja online, seja para apresentar, informar, esclarecer dúvidas a respeito dos serviços e produtos, dentre outras funções.

 

YouTube

 

Hoje, o YouTube é um dos principais e melhores canais para divulgar conteúdo a nível mundial. É o segundo maior buscador da internet, com 60 milhões de buscas por dia.

Por isso, assim como nas outras redes, é importante apresentar conteúdo de qualidade. Caso contrário, melhor nem fazer.

Cada vez mais empresas estão investindo na produção audiovisual, como meio de estratégia de marketing. Afinal, são mais de 1 bilhão de usuários ativos no YouTube.

 

Para que sua empresa tenha sucesso e seja referência em conteúdo, você precisa da ajuda de profissionais que possam te levar aos lugares certos, na hora certa.

Administrar redes sociais não é tão simples como parece. Existem algumas regrinhas e estratégias para que o conteúdo atinja o público certo, de modo eficiente.

Converse com quem entende do assunto, entre em contato com a Agência Wing e garanta o sucesso da sua empresa nas redes!