Sabia que o segredo do sucesso não está na qualidade, mas no relacionamento?!

 

Pode acreditar. Dúvida? Por qual razão empresas que têm produtos ruins (ou péssimos) duram tanto tempo no mercado? Faça o teste, vá agora mesmo para um Shopping Center e veja se todas as empresas lá tem o melhor produto possível.

 

Resposta: não. Não têm.

 

Mas uma coisa é unânime: a relação com os clientes. Mesmo que o produto seja inferior, a relação da empresa com o cliente é eficiente e honesta. E assim, o consumidor continua comprando.

 

Hoje nós vamos lhe ensinar como ter essa relação com o seu cliente. Veja!

 

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Faça o planejamento comercial com antecedência

O planejamento de vendas é o que guia o time comercial, por isso, o ideal é começar o ano com os objetivos claros para toda a equipe. 

 

Para isso, faça a coleta das métricas do ano anterior e analise quais ações trouxeram retorno positivo. Elas podem entrar no planejamento do próximo ano, buscando um resultado parecido ou melhor. 

 

Olhe para os meses de baixa performance, procurando compreender o que poderia ter sido diferente. Assim, você pode identificar problemas e trabalhar para resolvê-los.

 

Também é indicado ter uma primeira versão da previsão de vendas para o ano que está sendo planejado. Com isso em mãos, é possível ter uma ideia dos investimentos necessários, desde ações de marketing até novas contratações.

 

Planejar-se com antecedência garante mais tempo hábil para organizar os planos de ação, além de dar menos chances para o erro quando a prática começar.

 

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Estratégias para manter clientes e vender mais

 

Muita gente investe tempo e dinheiro nutrindo leads e dando toda a atenção ao usuário até que ele faça a primeira compra. Depois, o cliente é esquecido.

 

Na verdade, essa é a hora de aumentar as vendas. O funil não termina por aqui – apenas ganha uma nova etapa, que exige tanto cuidado e carinho quanto as outras.

 

Isso porque conquistar um novo cliente para vender custa até 7 vezes mais caro do que a venda para um cliente da sua base. Nessa etapa, entram o marketing de relacionamento e o CRM (Customer Relationship Management).

 

Esses dois elementos são bastante úteis para compreender as demandas dos seus consumidores e superar suas expectativas em todos os momentos.

 

Parece simples agradar aos clientes da sua base, mas é aqui que muitos se perdem. Por isso, tenha muita atenção ao pós-venda e a todo o seu relacionamento com quem já comprou.

 

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Realize pesquisas de satisfação

O grande segredo de como melhorar o relacionamento com os clientes é deixar que eles nos contem suas percepções. Afinal, não são todas as soluções idealizadas por nós, que realmente agradam os consumidores.

 

Pesquisas de satisfação são canais mais simples e rápidos para conseguir esse feedback.

 

Você já foi a uma loja e na saída se deparou com um aparelho que media o nível da sua experiência de atendimento? Então, nós chamamos essa estratégia de pesquisa de satisfação, e ela pode ser realizada de várias formas: em papel, por aparelhos nas lojas e até mesmo online.

 

Portanto, você pode (e deve) realizar esses questionamentos e estar atento aos feedbacks que os seus clientes derem. Para realizar a pesquisa, ao final de cada atendimento, você pode aplicar um questionário pedindo para o cliente avaliar o suporte que ele teve.

 

Aliás, uma das maneiras mais comuns de solicitar essa opinião é através do método NPS (Net Promoter Score), que consiste na pergunta “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a minha empresa para um amigo ou colega?’’ 

 

Com feedbacks coletados, você conseguirá encontrar oportunidades de melhoria no atendimento prestado e fortalecer ainda mais o que já está bom. Gerando, portanto, dados de como manter um bom relacionamento com os clientes.

 

Leia em seguida: Como derrubar as objeções dos clientes: mude o problema, mude o resultado

Estabeleça a empatia nas suas relações

O conceito de empatia, em suma, é a capacidade que um indivíduo tem de se colocar no lugar do outro e assim compreender o que ele pensa e sente. Trata-se de uma compreensão emocional mais aprofundada que permite estreitar o vínculo com pessoas para assim tratá-las de maneira correta.

 

Logo, admitir profissionais empáticos na equipe é fundamental para que as etapas de comunicação e relacionamento entre sua marca e consumidores tenham essa compreensão mais aprofundada.

 

Vale comentar, que você até pode ter um relatório ou um banco de dados completo sobre a vida e hábitos do cliente, mas nada substitui a habilidade de compreender as necessidades de forma natural e espontânea, frente a cada situação que aparecer no decorrer do trabalho.

 

Prontinho, agora você já tem todas as ferramentas de que precisa para ter um relacionamento vencedor com os seus clientes.

 

Quer saber mais sobre o tema? Continue acompanhando o nosso Blog. 

 

Estamos sempre trazendo as melhores novidades sobre Marketing de grande impacto.

 

Agradecemos a leitura e até a próxima! 

 

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