Ah! As Redes Sociais. Essas ferramentas fantásticas que nos mantém conectados com as pessoas mais malucas e divertidas do mundo. Desde aquele parente distante que começou a vender bolos, até o CEO de uma multinacional com o nosso cartão de visitas virtual nas mãos.

 

Elas são responsáveis por construir empresas da noite para o dia, mas também por derrubar grandes corporações com anos de existência na mesma velocidade.

 

Há quem diga que para vencer nas redes sociais você precisa de sorte. Já outras pessoas juram que apenas com uma publicação viral é bem possível crescer e vender loucamente. 

 

Nós acreditamos que você precisa de um método, de boas ideias, de uma solução atraente, e do desejo por mudar as coisas.

 

Hoje vamos mostrar a nossa fórmula para trazer resultados para as redes sociais dos nossos clientes. Tudo isso assim, de graça, aqui para você. 

 

Basta ler, aplicar e ver os resultados.

Como crescer nas redes sociais: encontre o seu nicho com base na sua solução

Bom, vamos iniciar o artigo trazendo um ponto importante: o que você resolve? Isso é fundamental, pois saber o que você resolve é o primeiro passo antes de descobrir quem se interessa pelo o que você resolve.

 

E veja, embora o artigo pareça focado apenas em empresas e canais corporativos, é bem possível solucionar problemas sendo influencer. Na verdade, 99% dos influenciadores digitais oferecem sim uma solução para diversos problemas.

 

Há aquelas influenciadoras que dão dicas de maquiagem, outros que ensinam como malhar, já aqueles que dão conselhos sobre minimalismo e compras conscientes. 

 

Tem para todos os gostos. Então, comece respondendo essa questão: qual problema eu resolvo? 

 

Não é o que você vende, pois o que você vende é só um produto, mas o problema que você resolve. Qual é?

 

Agora mude-se para o planeta das pessoas que resolvem o que você resolve

Você já sabe o que você resolve, ótimo. Agora é hora de descobrir como é a vida no planeta habitado pelas pessoas que: A) resolvem o mesmo problema que você; B) se interessam por ter esse problema resolvido.

 

Por mais que o seu produto ou a sua solução sejam criativas, é bem pouco provável que você seja a única pessoa no mundo que ofereça essa solução. Então descubra como são as outras empresas.

 

Pergunte-se:

 

  • Qual é a linguagem usada nesse mercado?
  • Qual é a velocidade de interação entre os clientes e as empresas?
  • Quanto tempo é necessário até que um cliente efetue uma compra ou descubra uma solução?
  • Qual é o perfil dos clientes dessa solução?
  • Como essa solução pode ser melhorada? 
  • Como essa solução combina com outras soluções?
  • Essa é a melhor solução para esse problema?

 

Visite o seu mercado com a mesma curiosidade e o mesmo critério que um astronauta visita outros planetas. Observe, recolha amostras, faça testes, faça perguntas, quanto mais você questionar, quanto melhores forem as suas perguntas, melhor serão as ofertas que você vai desenvolver.

Agora seja um ótimo membro desse novo planeta

Você quer crescer nas suas redes sociais? Então seja um usuário agradável nelas. Isso significa muitas coisas, exemplos:

 

  • Comente e compartilhe informações de outras empresas
  • Seja gentil nos comentários, e procure resolver problemas
  • Mantenha um diálogo franco, aberto e intimista com os possíveis clientes
  • Evite dar informações repetidas ou se tornar um Spam humano postando sempre a mesma coisa
  • Não tente forçar um problema na vida do cliente apenas para vender a solução
  • Jamais duvide da capacidade de dedução do seu cliente
  • Use as redes sociais como uma forma de aumentar as suas conexões, e não apenas para falar do seu produto.

 

Uma analogia que funciona bem é a seguinte: imagine que a rede social escolhida é como um novo bairro. Lá estão os diversos lugares, a padaria, o açougue, a loja de roupas, a feira de frutas, etc. 

 

Agora, a sua conta na rede social é como um morador deste bairro. Se você ignorar todas as pessoas e andar pela rua apenas falando sobre si, terá uma péssima imagem. Todos vão achar que você perdeu o juízo. Veja só aquela conta falando sozinha na praça.

 

Por outro lado, se você separar um tempo para elogiar o pãozinho da padaria, apreciar a carne vendida no açougue, comprar algumas frutas, conversar com as pessoas na praça e só depois apresentar o seu nome e a sua solução.

 

Então todos vão gostar de você e o seu crescimento será orgânico e fiel. 

Dica fundamental para crescer nas redes sociais: sem pressa, sem preguiça

Essa é a dica mais importante para crescer nas redes sociais: planeje o tempo corretamente. 

 

O que é planejar corretamente? Entender que você tem contas a pagar e precisa crescer, precisa de tráfego, precisa evoluir. Por outro lado, também é fundamental que você entenda que apenas crescer, por crescer, pode não trazer os resultados desejados.

 

Então, faça um planejamento com calma. Observe o crescimento de outras contas parecidas com a sua. Veja coisas como:

 

  • Quantos likes essa conta tem (se possível)
  • Quantos seguidores
  • O fluxo semanal de publicações
  • A interação entre o público e a empresa
  • Todas as informações que você puder colher

 

Dessa forma, você terá uma perspectiva realista sobre as possibilidades de crescimento do seu perfil. Sem estagnar e sem ter pressa – pois o papo de “crescer demora muito” é tão falso quanto “é possível crescer 10 mil seguidores em um dia”.

 

Agora vá e aplique. Depois nos conte o que achou dos resultados.

 

Quer saber mais sobre Marketing? Então continue acompanhando o nosso blog.

 

Nós somos como aquele dono de banca de jornal simpático que não se importa em lhe dar as informações sobre como chegar em qualquer lugar dessa cidade chamada Marketing Digital. 

 

Adoramos a sua companhia e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *