1. O que é marketing digital?

Em uma definição rápida, Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para promoção de uma marca por meios digitais.

Com o aumento de usuários de internet, a forma de se relacionarem, a migração do consumidor para os meios online e mudança de perfil, o Marketing Digital repensou estratégias para sua empresa alcança consumidores e vende seu produto.

Por isso, ela é atualmente a melhor estratégia para alcançar resultados consistentes, que são convertidos em clientes de qualidade e prestígio para a sua marca.

 

2. Marketing Tradicional x Marketing Digital

O Marketing Digital difere-se do Marketing Tradicional basicamente por envolver o uso de diferentes canais online e também possuir métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Além disso, uma das grandes limitações do Marketing Tradicional é que sua comunicação funciona apenas forma unilateral, ou seja, apenas há informações saindo da empresa para o consumidor.

Por outro lado, no Marketing Digital além da possibilidade de uma comunicação bilateral, ela é mais rápida e eficaz, isso porque todas as informações obtidas analisando o público e potenciais clientes da sua empresa são utilizadas para promoção da mesma, através do SEO (hiperlink).

Ademais, outro grande diferencial está no custo, dados comprovam que os empresários estão migrando do meio tradicional para o digital por obterem um aumento de 60% nas vendas com um investimento em publicidade até X menor.

 

3. Por que o Marketing Digital é fundamental para sua empresa?

Se você ainda confia somente nos meios tradicionais de publicidade, precisamos te contar um segredo: 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais. Ou seja: sua marca precisa estar no local em que seus consumidores estão.

Dessa forma, com a evolução da internet e mudança de hábito do consumidor, as pessoas preferem consultar referências no ambiente online. Além de que, muitas vezes só procuram o setor comercial quando a decisão de compra já foi tomada. Por isso, o Marketing Digital deixou de ser uma opção e se tornou o principal canal de investimento em publicidade.

Para isso, nossas estratégias básicas como um site bem otimizado, marketing de conteúdo planejado e o engajamento dos seus clientes através das redes sociais garantem resultados muito mais seguros, significativos e contínuos comparados aos gerados pelas ações tradicionais. Conclusão: menor investimento com maior lucro!

4. Quais as vantagens do Marketing Digital para minha empresa?

  • Ter uma presença online para ser encontrado mais facilmente
  • Gerar engajamento e um relacionamento mais pessoal com o seu público
  • Acompanhamento da jornada de compra do seu cliente (hiperlink)
  • Fidelização de Clientes
  • Maior autoridade de marca
  • Possibilidade de competir com empresas maiores
  • Identificação e segmentação do seu público-alvo
  • Personalização da comunicação da empresa e suas ofertas
  • Obtenção de resultados de longa duração
  • Possibilidade de mensurar todos os resultados

 

5. E se minha loja for física?

Bom, até aqui, acredito que ficou claro que o marketing digital gera mais vendas através da internet, mas será que estratégias de marketing digital podem aumentar a venda da sua loja física?

Para responder essa pergunta, o Google realizou pesquisas que comprovaram: independentemente da compra ser online ou em loja física, 82% dos consumidores fazem pesquisas na internet antes de efetuarem a compra, além disso, o fácil acesso que o meio digital proporciona ao consumidor faz com que eles comprem até 8x mais!

Esses consumidores buscam conhecer produtos, marcas ou lojas através de buscas no Google, lojas online ou aplicativos para celular. E, apesar de ainda terem clientes que preferem comprar pessoalmente, até mesmo estes utilizam a internet antes de se dirigirem à loja física. Ou seja: o Marketing Digital pode aumentar vendas em lojas físicas!

Porém, esse número pode ser MUITO maior com investimento nas melhores estratégias de Marketing Digital. Sendo assim, com essas técnicas, você pode expandir sua loja de Cascavel, Toledo e região para todo o mundo!

Confira também: Como utilizar o poder do Marketing Digital em seu negócio local.

 

6. Como começar a investir em Marketing Digital?

Apesar de muito atrativo, o Marketing Digital precisa ser feito de forma segura e por pessoas capacitadas.

Isto porque uma estratégia mal gerenciada pode gerar muitos danos para o seu negócio. Assim, sabemos a importância de se especializar nas melhores técnicas para transformar qualquer empresa em um negócio lucrativo. Para isso, os primeiros e principais investimentos são:

6.1 GERENCIAMENTO DE REDES SOCIAIS

Gerenciamento de redes sociais não é apenas a publicação de imagens e simples espera de curtidas e comentários, é um conjunto de ações calculadas para otimizar o uso de todos os canais online.

Além de ser uma estratégia com um retorno extremamente satisfatórios, ela funciona tanto para empresas pequenas, médias e grandes.

Alguns dos principais benefícios são: fortalecimento da marca, aumento e segmentação de público, alta taxa de conversão dos usuários em clientes, comunicação direta e eficaz com o público, análise e melhor posicionamento em relação aos concorrentes e ainda identificação de oportunidades de negócio.

6.2 MARKETING DE CONTEÚDO

Essa é uma das principais estratégias de SEO (otimização do site da sua empresa para mecanismos de busca como o Google) para aumentar o tráfego orgânico (aquele gerado sem publicidade) para as suas páginas. Em síntese, a ideia do marketing de conteúdo consiste em informar as pessoas para fazer com que futuramente elas respeitem a sua marca e a tenham como referência, e claro, se tornem clientes da sua empresa. Não é apenas sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que os seus clientes precisam!

6.3 SITE/BLOG

Apesar de ser extremamente importante possuir contas nas redes sociais, isso não é suficiente para sua empresa usufruir de todos os benefícios que o Marketing Digital pode gerar para ela. Em suma, a ideia principal do marketing digital é estar presente na internet da melhor forma para que sua empresa seja encontrada. E essa é a função do site/blog para sua marca.

Do mesmo modo, ter um site proporciona maior visibilidade, atrai pessoas interessadas no seu produtos, aumenta o número de clientes, passa credibilidade, gera conversões em contato e compras. Além disso, é importante ter um site que seja adaptável às diferentes telas como computador, tablets e smartphones para que, dessa forma, ele alcance todo o público que a internet proporciona.

6.4 LOJA VIRTUAL OU E-COMMERCE

Como a principal tendência dos mercado é a migração das relações de compra e venda para o meio digital, ter uma plataforma que permita aos seus potenciais clientes encontrarem informações sobre seus produtos e serviços, durante 24 horas e o ano todo. Segundo o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 54% dos internautas preferem ou realizam compras na internet. Ou seja, mais da metade do seu público está na internet e sua empresa precisa estar onde seu público está!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *