Se a sua empresa reúne sites institucionais, e-commerces, sites para lojas físicas e lojas virtuais de diversos tipos como Marketplaces, além de outros canais de vendas, é hora de você entender o que é o VTEX IO. Assim você poderá unificar tudo em um único lugar, em formato omnichannel. E obter melhores resultados.

 

Para todas essas situações, o VTEX IO é uma excelente solução.

 

Hoje nós vamos conversar sobre esta solução incrível e quais são as vantagens que ela traz para as empresas modernas.

 

Mas não tenha medo, este não será um artigo cheio de termos técnicos e especificidades apenas para programadores. A nossa intenção é trazer ao público geral detalhes sobre a VTEX IO e assim tirar as principais dúvidas sobre a plataforma.

 

Então, vem ver de perto o que nós temos a dizer sobre o assunto. Fique confortável e aproveite a leitura. 

 

Leia também: Redes Sociais: como influenciam na decisão de compra do consumidor?

O que é VTEX IO? 

 

Ela é considerada especializada em derrubar obstáculos operacionais e acelerar a transformação de negócios, estamos falando da empresa brasileira VTEX. Sua transformação foi tal que ela criou um ambiente de desenvolvimento com arquitetura exclusiva de micros serviços, possibilitando a construção de soluções para e-commerces já existentes com uma série de vantagens.

 

Ficou complexo? Calminha que nós já vamos explicar. 

 

É de conhecimento de todos, até mesmo aqueles que não são tão familiarizados com tecnologia, que para um e-commerce funcionar bem – e bem é para clientes e administradores do negócio – o site necessita de uma plataforma que ofereça as melhores soluções.

 

Desta forma, o VTEX IO, criado pela plataforma VTEX, aparece como uma excelente solução. Além de ser capaz de potencializar vendas e facilitar a organização empresarial entre os diferentes canais, ele também facilita a integração dos desenvolvedores com as principais ferramentas necessárias para a empresa.

 

Ou seja, é uma plataforma que atua nas duas pontas. Pois melhora o mundo para o cliente, e traz soluções incríveis para os desenvolvedores.

 

Para que você possa entender de uma forma mais simplificada, o VTEX IO pode ser definido como um sistema de desenvolvimento baseado em serverless computing. Isso permite aos programadores, tanto back-end, quanto front-end, criar aplicações e integrações de maneira muito mais rápida, eficaz e autônoma.

 

Falando a grosso modo: a VTEX traz as facilidades dos aplicativos para o universo Web. 

Como o VTEX IO funciona?

Nessa parte temos que tomar bastante cuidado para responder a pergunta, mas vamos passo a passo:

 

Entre suas muitas vantagens, o ambiente facilita a parte técnica do desenvolvimento de código. Isso evita o retrabalho na implantação de regras de negócios, infraestrutura, configurações de servidores e permissões de acesso, entre outros.

 

As funcionalidades do VTEX IO permitem:

 

  • Programar códigos back-end e front-end;
  • Desenvolver aplicativos diversos e integrá-los à sua loja virtual;
  • Integrar aplicativos já existentes à sua loja virtual;
  • Testar mudanças em tempo real (em nuvem);
  • Produzir componentes configuráveis;
  • Evitar duplicações de códigos;
  • Reutilizar componentes em contextos diferentes.

 

No dia a dia, esses benefícios significam que os programadores passam a ter total liberdade para desenvolver e personalizar aplicações com o VTEX IO. E se o trabalho melhorar na hora da aplicação, irá rodar com muito mais fluidez. Otimizando a interação dos usuários com a sua plataforma virtual. 

 

As facilidades incluem: pontos como configuração de servidores, permissões de acesso, escalabilidade horizontal e vertical, além da segurança, todas essas questões passam a ser integradas.

Imagine que as soluções da sua loja virtual são instaladas com muito mais facilidade

 

Para que possa visualizar melhor ainda o VTEX IO, basta imaginar como se você pudesse desenvolver soluções e instalar em sua loja com maior facilidade, rapidez e praticidade.

Quais os benefícios do VTEX IO para seu e-commerce?

Basicamente, ele permite que você possa configurar novidades em seu site sem precisar tirar ele do ar e sem correr o risco de desconfigurá-lo totalmente. Justamente por oferecer aos programadores todas as facilidades já mencionadas nos tópicos anteriores.

Ainda tem mais vantagens. 

 

E por ser um sistema que permite agrupar várias funcionalidades na mesma loja virtual, fortalecendo o conceito omnichannel e oferecendo uma mesma experiência de consumo em variadas plataformas, ele permite:

 

  • Integrações e customizações feitas de forma livre e ágil;
  • Fluxos de compras variados para os seus consumidores;
  • Integração de diferentes sistemas de pagamento, como o Apple Pay e o Samsung Pay;
  • Melhora da logística, como o estoque, sistemas de entrega e devolução de produtos, por meio de uma comunicação mais eficiente entre clientes e funcionários;
  • Agrupar informações relevantes para o negócios e facilitar as ações de marketing digital para o e-commerce (como campanhas no Facebook Ads e Google Ads, por exemplo).

Quando migrar para VTEX IO

Por ser uma plataforma completa, muito bem desenvolvida que traz benefícios incríveis para os empreendedores, o VTEX IO também é conhecido como salgado. Mas suas vantagens compensam.

 

Se você trabalha com uma loja virtual e sente que o fluxo de vendas e as novidades ao longo do ano exigem reparos em excesso e uma grande soma de retrabalhos no seu site, certamente terá benefícios migrando para o VTEX IO.

 

Pense nessa plataforma como a evolução natural de diversas outras. É possível dizer que muitos serviços disponíveis atualmente seguirão os passos da VTEX, pois as funcionalidades são incríveis.

 

Então, caso a transição esteja dentro do seu orçamento, nós indicamos que você ao menos estude a plataforma, já que ela é uma novidade incrível para o e-commerce moderno.

 

Leia em seguida: Como vender mais: 5 dicas de Marketing Digital fundamentais para sua empresa

 

Esperamos que o artigo de hoje tenha levantado ótimas ideias na sua cabeça. 

 

Gostou do conteúdo de hoje? Então continue acompanhando o nosso Blog. Estamos sempre trazendo dicas, segredos e novidades sobre o universo do empreendedorismo, do marketing digital e das vendas para e-commerce.

 

Agradecemos a leitura e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *